Marketing de Conteúdo: Entenda as Principais Métricas
Ter um blog atualizado, redes sociais configuradas e conteúdo sendo gerado
com uma certa frequência é arroz com feijão de qualquer estratégia de marketing
de conteúdo, ou seja, é parte essencial mais ainda falta um tanto para se
tornar um prato feito de verdade (como aqueles que encontramos nas “padocas” de
São Paulo).
Com o básico no lugar, qual é o próximo ingrediente de altíssima importância
para uma estratégia de marketing vencedora? Mensuração. De nada adianta fazer o
melhor PF da cidade se você não sabe se ele está vendendo mal (ou bem) ou se as
pessoas estão gostando. Sem essas informações você não conseguirá melhorar o
seu serviço.
É claro que, quando tratamos de marketing de
conteúdo, a questão de mensuração se torna um pouco mais complicada se
comparada com um almoço, principalmente por que, como já foi dito aqui no blog,
existem vários objetivos
estratégicos possíveis, de acordo com as necessidades e o mercado de
sua empresa. Como consequência, para cada empresa as métricas principais são
distintas, mas quando tratamos de marketing de conteúdo sempre existem algumas
que acabam sendo comuns na maioria delas (com graus de importância variados).
Jay Baer, do Content Marketing Institute, divide essas métricas em quatro grandes grupos, que servem
como uma boa referência para entendermos o objetivo de cada uma delas, quais
devem ser medidas e quais são as mais relevantes para nosso negócio.
Audiência
As métricas de audiência incluem pageviews em seu
blog, visualizações de um vídeo no Youtube, etc. Essa é uma métrica
básica para saber se seu conteúdo está sendo visto por uma grande quantidade de
pessoas e costuma ser muito importante na maioria dos casos. Mas audiência é
sempre um indicador de sucesso? Depende.
Se você possui o objetivo de aumentar seu reconhecimento de marca, a
audiência é um dos maiores indicadores de que seu conteúdo (e seu nome) estão
alcançando um grande público. Por outro lado, se você quer atingir um público
bem específico, com alto engajamento, um alto número de visualizações pode não
significar muita coisa.
Engajamento
As métricas de engajamento mostram o quanto sua audiência está interagindo
com seu conteúdo e são uma ótima maneira de se saber o quanto o que você está
criando está bem direcionado ao público-alvo a ponto de incentivá-los a tomar
alguma ação e ser um consumidor recorrente de seu conteúdo. Alguns exemplo de
métricas de engajamento são: comentários no blog, compartilhamentos em
redes sociais, visitas por usuário, assinatura de newsletters, etc.
Métricas de engajamento são muito importantes como uma maneira de se
entender a qualidade de seu conteúdo. Apesar de qualquer profissional de
marketing de conteúdo querer um alto engajamento de seus leitores, essa métrica
é particularmente útil se você possuir o objetivo de gerar uma comunidade ao
redor de seu conteúdo e se tornar autoridade em seu mercado. Esses objetivos
são comuns em empresas B2B ou de varejo que atuam em nichos de mercado.
Geração de Leads
A geração de leads é, teoricamente, uma das métricas mais diretas que
existem no marketing de conteúdo, afinal, é basicamente a quantidade de pessoas
que fornecem seus dados pessoais e podem se tornar futuros clientes. Mas não
pense que medir a eficiência do seu conteúdo em gerar leads é algo simples.
Por exemplo: quantos textos uma pessoa leu em seu blog antes de preencher
seu formulário? Quanto custa cada lead trazido a partir da produção de um
e-book? O custo por lead ou número de interações antes
da conversão são métricas muito mais difíceis de se mensurar, mas muito
mais aprofundadas e valiosas.
Vendas
Enquanto todos os outros níveis de mensuração de resultados do marketing de
conteúdo podem ser considerados como o caminho, o objetivo final é sempre fazer
com que o negócio cresça, o que, na maioria das vezes, significa mais vendas e mais dinheiro entrando (salvo
casos específicos como campanhas educativas governamentais, por exemplo).
O ROI (retorno sobre investimento, em inglês) é o que deve nortear todas as
suas decisões como profissional de marketing de conteúdo, ou seja, sua pergunta
antes de fazer qualquer coisa deve ser: isso está me ajudando meu negócio a
crescer? Novamente, a resposta pode não ser tão fácil de se encontrar, uma vez
que, em geral, investir em conteúdo não é algo que possui um retorno imediato
em vendas.
O importante é conseguir medir e registrar o máximo possível as
interações que o público possui com seu conteúdo, para conseguir, eventualmente,
cruzar esses dados com os dados de venda. No caso da venda de produtos
on-line, ou que necessitem de um registro, é relativamente fácil, pois você
eventualmente terá os dados de seu cliente e, a partir daí, é só cruzar com os
seus leads gerados através da sua estratégia de conteúdo. Plataformas de
marketing digital como a Hubspot ou a
brasileira RD Station
podem ajudar muito nesse processo.
Então, agora que você já possui uma ideia melhor de como usar métricas, é
hora de começar a usá-las!
E, se você já está medindo seus resultados, que tal
compartlihar sua experiência com a gente?
fonte : rockcontent
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