5 bons motivos para sua empresa lançar um ebook
A base da maioria das estratégias de marketing de conteúdo consiste em gerar
conteúdo de maneira frequente e consistente, o que geralmente consiste em peças
menores como posts de blog ou divulgações em mídias sociais. Esse tipo de
conteúdo é importantíssimo, mas se você quer levar sua estratégia para outro
nível, é bom começar a pensar em gerar materiais mais aprofundados e ricos.
Materiais mais aprofundados são difíceis de serem produzidos com uma
frequência muito alta, mas se usados juntamente com sua geração de conteúdo
diária formam uma estratégia mais completa e eficiente. Um dos formatos mais
tradicionais para esse tipo de conteúdo são os ebooks, que muitas empresas
disponibilizam gratuitamente na Internet (nós mesmos já lançamos os nossos).
Isso não é feito por puro altruísmo, mas sim porque traz vários resultados. Aqui
vão alguns dos motivos pelos quais sua empresa também deveria lançar um ebook:
1. Reputação
Como já postamos anteriormente aqui no Blog, um dos vários possíveis objetivos
estratégicos no uso do marketing de conteúdo é criar uma reputação como
autoridade em algum assunto, aumentando o engajamento com clientes, percepção
de marca, etc.
Ebooks são uma ferramenta poderosíssima para se alcançar esse objetivo,
afinal, escrever um livro sobre algum assunto requer um conhecimento
muito mais aprofundado do que escrever um post de blog e o público valoriza
isso. Além disso, ao ler seu ebook e realmente aprender algo útil
(afinal, você não irá escrever algo inútil, certo?) a relação do cliente com
sua marca ficará extremamente fortalecida.
2. Educar o mercado
Apesar de ser um dos mantras dos negócios, a frase “o cliente tem sempre
razão” se trata muito mais de uma exceção do que uma regra. Se o cliente
realmente soubesse o que está fazendo, não precisaria contratar alguém para
fazê-lo, correto? O papel do profissional é conseguir satisfazer o cliente, o
que significa tanto entregar o trabalho (ou produto) contratado quanto fazê-lo
entender o seu valor.
Quanto mais o cliente entender sobre o que sua empresa tem a
oferecer, maior a chance dele valorizar seu trabalho e entender se possui a
necessidade desse serviço ou não. Além disso um cliente mais informado
é muito mais fácil de se atender do que alguém que ainda precisa entender
direito o que você faz. E não são somente os clientes que precisam ser
educados, quanto mais o mercado em geral conhecer seu serviço, mais se falará
sobre ele e mais oportunidades surgirão.
3. Ajudar no processo de vendas
Todo mundo que já trabalhou com vendas sabe que se aproximar de um novo
cliente é um trabalho complicado e é importante estar bem preparado, o que
inclui estar munido de informações para tirar quaisquer dúvidas que possam
surgir durante o processo de negociação. Um bom vendedor sempre irá conhecer
bem seu produto, mas nem sempre isso é suficiente para se concluir uma venda.
Às vezes o possível cliente não possui tempo, ou paciência, para conversas
telefônicas ou aproximações cara a cara, ou ele conhece muito pouco do seu
produto para valorizá-lo a ponto de querer fazer um contato mais próximo.
Armar um vendedor (ou um funil automático de vendas) com
materiais ricos, como ebooks, sobre o seu mercado e outras informações que
podem despertar interesse do público é uma ótima maneira de deixá-lo
pronto para se sair bem em vários cenários possíveis de um processo de vendas.
Aqui na Rock Content, por exemplo, muitas vezes os possíveis clientes não
possuem uma noção clara do que é marketing de conteúdo, por isso usamos
bastante nosso primeiro
ebook em nossos trabalhos de prospecção.
4. Gerar Leads
Os leads (pessoas ou empresas potencialmente interessadas em
comprar seu produto) são o combustível que move qualquer departamento de vendas
e é muito importante criar uma máquina eficiente de geração de leads para
que seus vendedores possam trabalhar.
Conseguir leads valiosos é uma tarefa elaborada. De nada
adianta comprar listas com milhões de e-mails, sendo que 99,9% desses nem sabem
quem é sua empresa e não estão interessados no que você tem a oferecer, e
esperar um bom resultado. Usar uma tática como essa só vai ser um desperdício
de energia e tem um nome bem conhecido por aí: spam.
Hoje é necessário fazer com que as pessoas te forneçam seus dados
voluntariamente, por se interessarem no que você tem a oferecer. Isso gera um
cenário positivo para os dois lados. Ao te dar um e-mail, por exemplo, uma
pessoa está assinando um canal de comunicação que irá trazer informações
relevantes para ele. Por outro lado, você agora possui o contato de alguém que
provavelmente se interessa por seu produto, ou pelo menos pelo seu mercado.
Após um certo tempo de interação (através da gestão de leads) é possível saber se um lead está
pronto para ser abordado e incluído em um processo de vendas sem gerar uma
percepção negativa.
Mas onde os ebooks entram nisso? As pessoas estão muito mais
dispostas a fornecerem alguma informação (e-mail, nome, etc) para ter acesso a
um conteúdo mais aprofundado do que um post de blog, por exemplo. Por
isso, se seu objetivo for conseguir mais leads, vale a pena pedir que
um formulário seja preenchido antes do download (ou, caso a pessoa já tenha
preenchido o formulário, “pague” o download com um tweet ou
compartilhamento no Facebook).
5. Trazer mais tráfego para seu site
Essa é uma das vantagens mais claras: se você escrever um bom ebook as
pessoas irão baixá-lo, lê-lo, comentar sobre ele e compartilhar em redes
sociais, aí mais pessoas irão fazer o mesmo, outros sites irão colocar links
para sua página e assim o ciclo se mantém e as visitas crescem. Além de gerar
um grande tráfego social, esse processo também irá te ajudar a conseguir um bom
posicionamento em sites de busca como o Google.
Daí para frente é fazer com que seus visitantes se interessem pelo que você
tem a oferecer, seja seu produto ou outros materiais que possam interessá-los.
Novamente, tudo depende de escrever um ebook matador em primeiro lugar!
6. (Bônus) É um ótimo aprendizado
Por mais que você seja um expert em algum assunto, sempre há algo
para ser aprendido e a pesquisa necessária para se escrever um ebook é
uma ótima maneira de buscar novas informações e novos pontos de vista sobre o
assunto tratado. Lembre-se: o bom profissional é aquele que está em constante
processo de aprendizado. Ou, como dizem por aí: quem fica parado é poste.
E você, já usou ebooks em sua estratégia de marketing? Quais foram os
resultados?
fonte : rockcontent
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