Por que opções em excesso atrapalham a conversão e as vendas
Frequentemente negligenciada por
pequenas e médias empresas, a conversão é fundamental para garantir um
bom retorno sobre o investimento para os negócios. Ter uma boa conversão
no site ou numa Landing Page, por exemplo, permite economizar
sensivelmente nos gastos com marketing e, ao mesmo tempo, aumentar as
vendas.
Você já deve ter ouvido aquela máxima que diz que “escrever é a arte de cortar palavras”, certo? Pois, converter é a arte de cortar distrações.
Quanto mais opções aparecerem na tela do usuário, mais difícil será ele
tomar a decisão de clicar onde é mais importante para sua empresa.
Nesse post vamos falar sobre o que evitar e quais as melhores práticas para garantir melhores taxas de conversão.
Defina a conversão
Converter um usuário é fazer com que ele realize a ação pretendida.
Por isso é importante, em primeiro lugar, avaliar o que sua empresa
espera de cada página.
Se sua empresa oferece produtos ou serviços B2B, as conversões mais
óbvias podem ser um pedido de orçamento ou demonstração via formulário
no site ou por telefone. No entanto, como a compra quase nunca é feita
por impulso, é difícil focar nisso como grande objetivo na maioria dos
casos. Um foco mais recomendável é investir na conversão intermediária, ou seja, na geração de Leads, que posteriormente são trabalhados para se tornarem clientes.
O foco na conversão final pode estar em outros materiais ou mesmo em emails enviados posteriormente.
Há outras ações que também possuem valor e podem ser consideradas
conversões. O objetivo de uma determinada página pode ser, por exemplo,
direcionar à outra. O de um post no blog pode ser levar o usuário a uma
Landing Page. Já na Landing Page, seria preencher o formulário.
Em alguns casos, o objetivo pode ser curtir a página da empresa no
Facebook, compartilhar um material ou qualquer opção que faça sentido.
Menos é mais no processo de conversão
Como dissemos, existem várias ações que podem ser consideradas
conversão. No entanto, é essencial que sua empresa saiba o peso de cada
objetivo e trabalhe no site deixando essas prioridades claras.
Para que o visitante do seu site faça exatamente o que sua empresa
considera mais importante para a conversão, é fundamental não dar
brechas que possam tirar o usuário do caminho ideal.
Imagine uma criança em uma loja de doces recheada das mais variadas
balas, chicletes, chocolates, cada um com inúmeros sabores. Se você não
levá-la pela mão e oferecer apenas duas possibilidades, a tendência é de
que haja um estresse muito grande e que vocês saiam da loja sem levar
nada. E o pior, provavelmente aos berros – da criança e seus.
Se parece exagero, confira essa famosa pesquisa realizada pela Columbia University (Washington).
O estudo confirmou que quando os consumidores têm uma variedade muito
grande de opções as chances de desistirem da compra são muito maiores do
que nos casos em que as opções são mais limitadas.
A pesquisa avaliou como os consumidores se comportavam diante da
oferta de amostras de geleia em uma doceria. Quando foram oferecidas 24
opções de sabores para provar, 60% das pessoas pararam diante da mesa,
mas apenas 3% compraram o produto.
Por outro lado, quando os consumidores tinham apenas 6 opções
disponíveis, somente 40% pararam para conferir as geleias, mas,
surpreendentemente, 30% conseguiram escolher e efetuar a compra.
Incrível, não é?
Um número de opções maior exige que o cliente potencial pense, sinta
medo de tomar uma decisão que não seja a melhor possível e esse
sentimento acaba gerando uma paralisia. Se sua empresa oferece o mínimo
de opções possível, acaba “pensando” em nome do cliente e facilita o
processo para que ele apenas siga o fluxo.
Importância e ênfase
A conclusão desse estudo na parte prática da sua empresa se relaciona
a como você posiciona e destaca (através do tamanho, texto e cores)
cada call-to-action.
Se o objetivo é levar para uma Landing Page, o botão que direciona à
ela deve ser claro e evidente e se sobrepor a qualquer outra opção. Uma
chamada eficiente é determinante no processo de conversão. O assunto é
tão importante que em outra oportunidade reunimos várias dicas em um eBook sobre Call-to-Action.
Se há alguma opção que não é relevante, corte sem pensar. É comum
vermos, por exemplo, botões de compartilhar em redes sociais que nunca
são utilizadas ou banners para produtos e serviços que não possuem
nenhuma relação com a página. Isso é só distração e não há porque
continuar.
Confira, a seguir, dicas práticas para aplicar em uma campanha de email marketing, no site e numa Landing Page.
- No Email marketing: foco na oferta principal
A dica de ouro é focar no que é importante e enfatizar essa
informação. No caso de uma campanha promocional via email marketing, por
exemplo, mostrar vários produtos ao mesmo tempo para públicos
diferentes não surtirá tanto efeito quanto valorizar uma oferta em
especial e segmentar o seu público de acordo com o interesse.
- No site: o benefício de páginas simples
Você já fez uma comparação entre a página do Google e a do Yahoo? À
parte as diferenças entre os dois mecanismos de busca, se abrir as duas
páginas agora vai perceber nitidamente: com seu estilo clean, o Google
direciona você a executar o que foi fazer lá, que é a busca. Já na home
do Yahoo há, além da barra de pesquisa, há uma infinidade de outras
opções e as chances de você se dispersar com algumas das notícias é
considerável. Resultado: o Google tem 90% do market share das
ferramentas de busca e o Yahoo não é líder nem nas buscas e nem no
conteúdo.
Quando se prioriza muita coisa, tudo perde prioridade ao mesmo tempo.
Tenha certeza que todas as páginas do seu site tenham um objetivo e
trabalhe os calls-to-action para estarem proporcionais em tamanho e
posição à importância que eles têm.
- Na Landing Page: ser conciso é preciso
A inserção de fotos, ilustração ou vídeo relacionados à oferta em uma
Landing Page, além de ajudar a criar maior empatia com o visitante,
faz com que ele visualize mais facilmente a proposta de valor.
Como a intenção é estimular o usuário a realizar uma ação, quanto
mais clara e direta for a chamada para essa ação, melhor. A voz ativa e
os verbos de ação ajudam nisso.
As únicas coisas que devem ficar no topo são a logo da empresa e um
título seguido de subtítulo, com o objetivo de fazer com que rapidamente
o visitante entenda a oferta e se sinta atraído. O design deve ser
clean e atraente e o botão com a call-to-action deve estar bem
posicionado.
Exemplo de Landing Page da Resultados Digitais |
Lembre-se: o bom design não é quando todas as possibilidades são mostradas, mas quando o essencial é valorizado.
O teste dos 5 segundos
Existe um teste que funciona extremamente bem para descobrir se o foco de cada página é claro.
Muitas vezes, por estarmos muito envolvidos e familiarizados, não
reconhecemos problemas. Por isso, convide um amigo qualquer que não seja
familiar ao seu site para analisar sua página por 5 segundos.
Passado esse tempo, feche a tela e peça para ele falar sobre o que a
página tratava e o que era possível fazer ali. Se o seu amigo não falar
claramente o que sua empresa gostaria que acontecesse, é hora de
retrabalhar os textos e os elementos da página.
via: resultadosdigitais
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