5 dicas de como escrever títulos matadores para seu conteúdo
Uma das coisas que aprendemos ao trabalhar com geração de conteúdo é que
quanto mais sucinto você precisar ser, mais difícil será o trabalho. Conseguir
se expressar em poucas palavras é algo complicado e cada dia mais valorizado,
afinal, estamos sendo expostos a cada vez mais informações em um ritmo cada vez
mais acelerado.
Quando falamos de Internet aí a coisa fica crítica
e um bom título se torna essencial, afinal, seu texto irá ser compartilhado no
Twitter, em 140 caracteres, no meio de milhares de outras atualizações em feeds
de notícias no Facebook, entre outros. Um título cativante e bem escrito é sua
melhor chance de se destacar nesse mar de informações e não ser ignorado.
Mas bem, nosso objetivo aqui não é assustar ninguém e sim ajudar você a
conseguir escrever títulos matadores para seus textos, então seguem algumas
dicas essenciais:
Seja honesto
Nem sei se esse ponto é realmente necessário, mas é importante frisar: seja
sempre honesto em seus títulos, não crie um título altamente chamativo que não
possui nenhuma real relação com o conteúdo presente no texto. Apesar de parecer
óbvio, muitas pessoas ainda acham que essa pode ser uma boa tática, disfarçando
posts publicitários como se fossem conteúdos relevantes, colocando um título
que não condiz com o assunto do texto, etc.
Se você for muito bom, mas muito bom mesmo, pode até trazer algumas visitas a
mais, mas esses visitantes logo verão que cairam em uma armadilha e abandonarão
seu site. Tudo que isso traz é um índice de rejeição alto, poucos visitantes
fiéis e uma percepção negativa de sua marca.
Preze pela simplicidade
Essa dica é válida para qualquer conteúdo que você publicar (ok, talvez
exceto sua tese de doutorado) e é particularmente importante quando estamos
falando de títulos. Se você pode passar uma mensagem usando quatro palavras,
não há razão para usar cinco, certo? Da mesma maneira, evite usar palavras
extremamente complexas se for possível substituí-las por outras de mais fácil
entendimento.
Um título simples e curto possui uma chance muito maior de ser entendido por
um público mais amplo e em um tempo mais curto. Hoje em dia a maioria dos
leitores precisa de somente uma passada de olho com menos de um segundo para
determinar se irá clicar em seu link ou não.
Sempre pense no seu público-alvo
Se você seguiu nossas recomendações anteriores já sabe que uma das
principais características de uma estratégia de marketing de conteúdo de sucesso é
definir qual público quer alcançar antes mesmo de escrever o primeiro texto. A
escolha do público-alvo ideal determina várias características de sua
estratégia sendo que uma delas é o estilo de escrita.
Conhecendo seu público-alvo você possui uma chance maior de usar uma tônica
com que ele se identifica melhor e aumentar suas chances de atrair a atenção de
quem importa. Alguns públicos necessitam de um tratamento mais formal, outros
de um estilo de escrita mais simples, outros se identificam com gírias, etc.
São vários fatores que te ajudarão a deixar seu título mais adaptado ao seu
público. Um título como “Galera, as melhores dicas para você comprar uma
retroescavadeira irada” com certeza não irá pegar bem com empresários e
engenheiros, pense nisso.
Atenção especial às palavras-chave
A escolha das palavras-chave corretas é parte da alma do seu título (e do
seu texto), pois além de determinar as chances de atrair um potencial leitor, é
algo crucial para uma boa estratégia de SEO (Search Engine Optimization). O
ideal é que em sua estratégia global de marketing de conteúdo você já tenha
escolhido algumas palavras-chave para as quais quer rankear bem no Google,
certo? Então é comum que essas palavras apareçam com uma certa frequência em
seus títulos.
É claro que muitas vezes, tanto por questões técnicas quanto para não ficar
repetitivo, você não irá usar suas principais palavras-chave em um título, mas
isso não quer dizer que você não precisa pensar em SEO. O processo de definição
de um título é baseado em muita pesquisa e geração de alternativas. Após
geradas algumas alternativas, o ideal é encontrar uma ferramenta como o Google Keyword Tool e ver qual das palavras-chave que você
está usando possui maior volume de busca. Com isso você está gerando um título
mais otimizado para o Google e, consequentemente, sua visibilidade.
Pense nas redes sociais
Todas as dicas dadas acima levam sempre em conta que você está escrevendo
títulos que atraiam a curiosidade das pessoas para que elas visitem seu post de
blog. Agora lembre-se que essas mesmas pessoas irão, caso gostem, compartilhar
esse seu conteúdo em redes sociais, por isso não se esqueça de pensar nelas.
Além dos fatores técnicos, como por exemplo a limitação de 140 caracteres do
Twitter, existem outros fatores que aumentam as chances de seu título se dar
bem em redes sociais. Existem alguns estilos títulos que possuem um maior fator
“viral” do que outros: listas no estilo “Top 10”, perguntas instigantes,
comparações, entre outros. A melhor maneira para se descobrir quais tipos de
títulos são os ideais é ir testando com seu público-alvo e ir medindo os
resultados.
E aí, o que achou dessas dicas? Certamente há muitas outras por aí que nos
esquecemos de colocar nesse artigo, então, se você souber de alguma, que tal
compartilhar com a gente nos comentários? Boa escrita!
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