Reaproveitar seu conteúdo pode ser bem útil (e não é picaretagem)


Conteúdo de qualidade é o combustível que move qualquer boa máquina de marketing on-line, mas muitas vezes gerar conteúdo em quantidade suficiente para manter essa máquina rodando se torna uma tarefa complicada, por mais que sua estratégia esteja bem redonda. Uma saída para ajudar conseguir entregar uma quantidade consistente para um público amplo de consumidores pode ser simplesmente reaproveitar o  conteúdo que você já possui. E não, isso não se trata de picaretagem, você vai ver.

O mesmo conteúdo, vários formatos

Mesmo que você tenha um nicho de mercado como público-alvo, provavelmente existe uma grande variedade de maneiras como os indivíduos desse nicho consumem conteúdo na Internet, mesmo que esse conteúdo seja o mesmo. Alguns podem preferir o conteúdo em vídeo, outros preferem um PDF que possa ser salvo em um dispositivo de e-reader e lido como um livro ou até mesmo em formato de áudio para ser escutado no carro.

Ou seja, é possível aproveitar um conteúdo já criado (e, principalmente, pesquisado) em um formato e transferí-lo para outro de maneira que ele possua um alcance ainda maior. Você escreveu um white paper? Transformá-lo em um audiocast ou uma pequena série de posts de blog é muito mais simples do que ter que fazer todo o trabalho de pesquisa do assunto novamente.

O mesmo assunto, vários conteúdos

Na verdade é possível ir além de simplesmente utilizar exatamente o mesmo conteúdo em outros formatos e tentar gerar derivações do conteúdo já gerado para atingir novos públicos ou atingir de maneira ainda mais eficiente um pequeno nicho dentro do seu público-alvo.

Durante o processo de pesquisa para a geração de qualquer peça de conteúdo sempre há alguma informação que fica de fora do produto final, mas que pode ser guardada e utilizada no futuro. Vamos imaginar que você escreveu um e-book chamado “Medindo Resultados com o Google Analytics”, que trata do assunto de uma maneira mais ampla. A partir daí é possível gerar:

  • Um Webinar, em que você pode fazer uma apresentação ao vivo do assunto e abrir para perguntas e respostas. Com certeza alguma coisa que você aprendeu na pesquisa mas não colocou no livro será perguntada. E você ainda pode gravar tudo e deixar disponível na Internet.
  • Uma série de artigos de blog para públicos específicos, como “Google Analytics para blogueiros” ou “Google Analytics para e-commerce”. O esforço de pesquisa será bem menor do que começar um assunto novo do zero.
  • Uma apresentação de slides com um agregado de dados ou dicas interessantes, que possam ser consumidas rapidamente, como “5 dicas rápidas para tirar o máximo do Google Analytics”
  • Uma sequência de email marketing com o seguinte formato: “Assine nossa newsletter e receba dicas diárias sobre como aproveitar o máximo das funcionalidades do Google Analytics”.

A multiplicidade de canais em que o marketing de conteúdo pode atuar é impressionante e é sempre bom poder usar isso a seu favor, mas lembre-se que o principal é sempre trazer valor para seu público e não adianta simplesmente repetir o mesmo assunto, sem nenhuma novidade, para sempre. Isso só irá fazer com que seu público fique cansado e pare de prestar atenção no que você está falando.

Então, você já fez algo parecido? Quer compartilhar alguma dica com a gente? Deixe um comentário!





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