Inbound Marketing: afinal, o que é isso?
Muitas vezes falar de marketing é uma tarefa complicada, afinal, existem
centenas de jargões, definições e até mesmo vários pontos de vista sobre o
mesmo tema. No meio disso tudo temos o Inbound Marketing, um termo cunhado já
há alguns anos mas que possui um significado que até hoje causa uma certa
discussão.
Em sua definição básica, Inbound Marketing é um
termo amplo para designar o uso de táticas de marketing que, ao invés de
empurrar as mensagens para o público (out), tentam engajá-lo e
trazê-lo para o seu negócio (in). A ideia é fazer com que sua empresa
e/ou produto se tornem conhecidos e ganhem a confiança de potenciais clientes
até o momento em que eles se sintam confortáveis para adquirir seu produto ou
serviço.
Não existe uma tradução oficial do termo para português, às vezes usa-se
Marketing de Atração, mas nem tente procurar por isso no Google, todos os
resultados são de pessoas tentando vender cursos on-line, com vídeos irritantes
em autoplay.
As vantagens de se usar o Inbound Marketing em sua estratégia global são
muitas: você aumenta a percepção positiva de sua marca, gera um público fiel
que irá te ajudar a divulgar sua empresa espontaneamente e não gasta dinheiro
através dos canais tradicionais de mídia e compra de espaços publicitários, que
estão se tornando cada dia menos eficientes. Segundo um estudo feito pela
Hubspot a aquisição de um lead através de Inbound Marketing custa, em
média, 62% a menos do que
através de técnicas de Outbound Marketing.
As ferramentas do Inbound Marketing
A essência do Inbound Marketing é conseguir ser encontrado online, seja
através de motores de busca ou redes sociais, e conseguir engajar esse público
após a atração. Em geral a base de uma estratégia de Inbound Marketing é o
conteúdo, logo o uso de plataformas on-line como blogs, sites de
compartilhamento de vídeo e imagens e redes sociais são amplamente usadas. Para
saber mais detalhadamente sobre algumas plataformas disponíveis e como
inserí-las em sua estratégia, veja esse post anterior nosso, em que
explicamos tudo com mais detalhes.
As redes sociais também são usadas para difundir conteúdos criados em outras
plataformas e manter uma conversação com o público, de maneira a fazer com que
eles desenvolvam uma percepção positiva da sua empresa, marca ou produto.
Além disso existem todas as ferramentas que dão suporte ao que está
publicado e que são muito importantes para tarefas de análise da eficiência e
gestão da estratégia de Inbound Marketing. Talvez a principal delas seja o
Google Analytics para medir o tráfego de seu site (e muito mais. Existem
centenas de outras ferramentas para milhares de outras necessidades, o
importante é sempre ter em mente que tudo deve ser medido para poder ser
melhorado!
Mas isso não é Marketing de Conteúdo?
Se você já acompanha nosso blog provavelmente deve ter notado que a
definição de Inbound Marketing é extremamente parecida, se não for idêntica, à
definição de Marketing de Conteúdo e pensando: “mas
pô, o autor está me enrolando, bastava ele dizer que era a mesma coisa!”.
Bem, se fosse tão simples assim, caro leitor, eu nunca iria fazer você
perder seu tempo, mas lembra-se que, no primeiro parágrafo, eu disse que o
significado de Inbound Marketing ainda gera discussão? É exatamente pelo fato
de ser muito parecido com Marketing de Conteúdo.
Não existe um consenso se os dois são a mesma coisa ou não. Como grande parte
do Inbound Marketing é relacionado à geração e divulgação de conteúdo, fica até
difícil pensar em alguma estratégia que não passe pelo marketing de conteúdo.
Por isso muitos profissionais defendem que os dois são a mesma
coisa. Segundo a Wikipedia, por exemplo, os dois
termos são sinônimos,
Por outro lado, existem profissionais e empresas que defendem que, na
verdade, o Inbound Marketing é mais amplo que o Marketing de Conteúdo e
representa qualquer estratégia em que o objetivo é fazer com que seu
público-alvo te encontre ativamente, sem a necessidade do uso de táticas de
interrupção como propagandas, através de conteúdo ou não.
Apesar de ser difícil pensar em técnicas de Inbound Marketing que não sejam
Marketing de Conteúdo (um exemplo podem ser são interações em redes sociais e
fóruns) essa definição mais ampla faz com que, conceitualmente, o Inbound
Marketing já englobe quaisquer estratégias que venham a surgir no futuro. E, como
bem sabemos, o mundo do Marketing Digital sempre possui alguma novidade
potencialmente revolucionária sendo testada em algum lugar.
fonte : rockcontent
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