O guia rápido de onde publicar e divulgar seu conteúdo na Internet


Uma das partes essenciais do marketing de conteúdo na Internet é saber escolher quais canais usar para publicar e divulgar o conteúdo criado. Cada tipo de conteúdo é adaptado a um objetivo específico da estratégia geral e escolher a plataforma correta é crucial para se atingir esse objetivo.

Alguns exemplos são óbvios: O Youtube é ideal para vídeos e o Flickr para fotos, mas e o Tumblr? Pinterest? Como é possível usar essas outras plataformas para se publicar e divulgar conteúdo? Nem sempre a resposta mais óbvia é a correta e não existe somente um meio de usar cada ferramenta dessas, mas fizemos uma lista rápida com ideias de uso de cada uma delas:

Youtube

O Youtube é definitivamente o primeiro site que vem à mente de qualquer pessoa interessada em publicar conteúdo em vídeo, afinal, é o mais famoso e sua camada social e recursos de compartilhamento ajudam seus vídeos a serem facilmente divulgados. Se sua estratégia de conteúdo se basear muito em vídeos, em general, o Youtube é a solução. Lembre-se, porém, de criar um canal customizado para agregar todo o seu conteúdo em uma página própria com sua marca e tomar bastante cuidado com as descrições e títulos de seus vídeos.

Vimeo

O Vimeo é uma ótima alternativa ao Youtube e, geralmente, é muito difícil conseguir escolher entre um dos dois serviços, por serem muito parecidos. Apesar de possuir uma audiência muito menor do que o Youtube, o Vimeo possui um público mais “elitizado”, com conteúdos de maior qualidade, não possui o limite de 15 minutos e tem um foco maior em profissionalismo. O tocador do Vimeo é também muito mais clean e não há risco de aparecerem anúncios sobre seu vídeo (ou até mesmo aqueles irritantes anúncios pre-roll antes dos vídeos que o Youtube está espalhando por todo lado). Se o público do Vimeo for o seu público-alvo ou você quiser ferramentas mais profissionais, com um plano pro, o Vimeo pode ser uma boa escolha. Atenção, o plano gratuito não permite a publicação de mensagens comerciais.

Tumblr

Apesar do Tumblr poder ser usado normalmente como uma plataforma de blog, ele acabou se tornando uma referência para a divulgação de conteúdos mais rápidos e visuais, principalmente por causa de seus recursos de fácil compartilhamento e “reblog”, que permite que uma pessoa facilmente reproduza o conteúdo de sua marca em seu próprio Tumblr, gerando assim um grande efeito viral.

Os cases de maior sucesso no Tumblr geralmente usam de muitas imagens com pequenas descrições e link para um conteúdo mais aprofundado em um blog oficial ou na página da empresa. Usar essa estratégia é fácil e pode gerar um resultado positivo com pouco esforço. O Tumblr da Coca-Cola é um bom exemplo.

Pinterest

Apesar de ser relativamente novo, o Pinterest já atraiu a atenção de várias marcas interessadas em promover seu conteúdo de maneira bem visual. A maneira como o Pinterest é organizado em “coleções” de imagens (boards) permite que os usuários possam organizar verdadeiras listas visuais de acordo com seu interesse. O uso do Pinterest é muito recomendado para empresas que lidem com design, moda e outros produtos com grande apelo visual.

Muitos usuários, por exemplo, ao criarem seus próprios boards, estão simulando uma experiência similar à de montar uma lista de compras ou passear por vitrines de um shopping. Cabe a você fazer com que essa vitrine seja sempre bonita e interessante. E tenha sua marca!

Facebook

Bem, como fazer um post desses sem falar do Facebook? A natureza social do Facebook geralmente o torna um dos melhores canais para se divulgar conteúdos feitos em outras plataformas, como blogs. A criação de conteúdo original para o Facebook deve levar essas coisas em consideração, logo, o ideal é a geração de conteúdos que possam ser consumidos e compartilhados rapidamente, como imagens, citações, etc. O foco é potencializar o potencial viral da plataforma.

Twitter

Assim como o Facebook o Twitter é uma plataforma mais conversacional e que serve, primariamente, para divulgar outros conteúdos criados em outras plataformas, afinal, é bem difícil gerar conteúdo de qualidade em 140 caracteres. Mas como (quase) não existem regras absolutas no mundo do marketing on-line, é sempre possível usar a criatividade para se explorar os benefícios do Twitter. A criação, por exemplo, de um sistema via Twitter de perguntas e respostas sobre seu mercado de atuação pode ser um tipo de estratégia de conteúdo eficiente. O importante é ter criatividade e medir resultados!

Vine

O Vine é um aplicativo bastante novo, lançado pelo Twitter, no qual você cria e compartilha vídeos de até 6 segundos. O serviço vem ganhando bastante tração desde seu lançamento. Apesar de ser bem novo várias empresas já resolveram pular no vagão do hype criado pelo Vine e estão já divulgando conteúdos na plataforma. Será que isso é moda passageira? Vale a pena investir no Vine? Ainda é cedo para dizer, mas aproveitar o fator novidade para mostrar algo interessante pode ser uma boa estratégia, mesmo que corra o risco de não durar  muito tempo.

Bem, nesse post passei rapidamente por algumas das opções de canais e sites em que é possível criar e divulgar conteúdo, mas ainda há centenas de outras opções, além de milhares de outras maneiras de se usar os exemplos citados acima.

Você usa algum desses serviços de alguma maneira criativa e eficiente? Mostre para a gente nos comentários!





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