O guia rápido de onde publicar e divulgar seu conteúdo na Internet
Uma das partes essenciais do marketing de conteúdo na Internet é saber escolher quais canais usar para publicar e divulgar o conteúdo criado. Cada tipo de conteúdo é adaptado a um objetivo específico da estratégia geral e escolher a plataforma correta é crucial para se atingir esse objetivo.
Alguns
exemplos são óbvios: O Youtube é ideal para vídeos e o Flickr para fotos, mas e
o Tumblr? Pinterest? Como é possível usar essas outras plataformas para se
publicar e divulgar conteúdo? Nem sempre a resposta mais óbvia é a correta e
não existe somente um meio de usar cada ferramenta dessas, mas fizemos uma
lista rápida com ideias de uso de cada uma delas:
Youtube
O Youtube
é definitivamente o primeiro site que vem à mente de qualquer pessoa
interessada em publicar conteúdo em vídeo, afinal, é o mais famoso e sua camada
social e recursos de compartilhamento ajudam seus vídeos a serem facilmente
divulgados. Se sua estratégia de conteúdo se basear muito em vídeos, em
general, o Youtube é a solução. Lembre-se, porém, de criar um canal customizado
para agregar todo o seu conteúdo em uma página própria com sua marca e tomar
bastante cuidado com as descrições e títulos de seus vídeos.
Vimeo
O Vimeo é
uma ótima alternativa ao Youtube e, geralmente, é muito difícil conseguir
escolher entre um dos dois serviços, por serem muito parecidos. Apesar de
possuir uma audiência muito menor do que o Youtube, o Vimeo possui um público
mais “elitizado”, com conteúdos de maior qualidade, não possui o limite de 15
minutos e tem um foco maior em profissionalismo. O tocador do Vimeo é também
muito mais clean e não há risco de aparecerem anúncios sobre seu
vídeo (ou até mesmo aqueles irritantes anúncios pre-roll antes dos vídeos que o
Youtube está espalhando por todo lado). Se o público do Vimeo for o seu
público-alvo ou você quiser ferramentas mais profissionais, com um plano pro, o
Vimeo pode ser uma boa escolha. Atenção, o plano gratuito não permite a
publicação de mensagens comerciais.
Tumblr
Apesar do
Tumblr poder ser usado normalmente como uma plataforma de blog, ele acabou se
tornando uma referência para a divulgação de conteúdos mais rápidos e visuais,
principalmente por causa de seus recursos de fácil compartilhamento e “reblog”,
que permite que uma pessoa facilmente reproduza o conteúdo de sua marca em seu
próprio Tumblr, gerando assim um grande efeito viral.
Os cases
de maior sucesso no Tumblr geralmente usam de muitas imagens com pequenas
descrições e link para um conteúdo mais aprofundado em um blog oficial ou na
página da empresa. Usar essa estratégia é fácil e pode gerar um resultado
positivo com pouco esforço. O Tumblr da Coca-Cola
é um bom exemplo.
Pinterest
Apesar de
ser relativamente novo, o Pinterest já atraiu a atenção de várias marcas
interessadas em promover seu conteúdo de maneira bem visual. A maneira como o
Pinterest é organizado em “coleções” de imagens (boards) permite que os
usuários possam organizar verdadeiras listas visuais de acordo com seu
interesse. O uso do Pinterest é muito recomendado para empresas que lidem com
design, moda e outros produtos com grande apelo visual.
Muitos
usuários, por exemplo, ao criarem seus próprios boards, estão
simulando uma experiência similar à de montar uma lista de compras ou passear
por vitrines de um shopping. Cabe a você fazer com que essa vitrine seja
sempre bonita e interessante. E tenha sua marca!
Facebook
Bem, como
fazer um post desses sem falar do Facebook? A natureza social do Facebook
geralmente o torna um dos melhores canais para se divulgar conteúdos feitos em
outras plataformas, como blogs. A criação de conteúdo original para o Facebook
deve levar essas coisas em consideração, logo, o ideal é a geração de conteúdos
que possam ser consumidos e compartilhados rapidamente, como imagens, citações,
etc. O foco é potencializar o potencial viral da plataforma.
Twitter
Assim
como o Facebook o Twitter é uma plataforma mais conversacional e que serve,
primariamente, para divulgar outros conteúdos criados em outras plataformas,
afinal, é bem difícil gerar conteúdo de qualidade em 140 caracteres. Mas como
(quase) não existem regras absolutas no mundo do marketing on-line, é sempre
possível usar a criatividade para se explorar os benefícios do Twitter. A
criação, por exemplo, de um sistema via Twitter de perguntas e respostas sobre
seu mercado de atuação pode ser um tipo de estratégia de conteúdo eficiente. O
importante é ter criatividade e medir resultados!
Vine
O Vine é
um aplicativo bastante novo, lançado pelo Twitter, no qual você cria e
compartilha vídeos de até 6 segundos. O serviço vem ganhando bastante tração
desde seu lançamento. Apesar de ser bem novo várias empresas já resolveram
pular no vagão do hype criado pelo Vine e estão já divulgando
conteúdos na plataforma. Será que isso é moda passageira? Vale a pena investir
no Vine? Ainda é cedo para dizer, mas aproveitar o fator novidade para mostrar
algo interessante pode ser uma boa estratégia, mesmo que corra o risco de não
durar muito tempo.
Bem,
nesse post passei rapidamente por algumas das opções de canais e sites em que é
possível criar e divulgar conteúdo, mas ainda há centenas de outras opções,
além de milhares de outras maneiras de se usar os exemplos citados acima.
Você usa
algum desses serviços de alguma maneira criativa e eficiente? Mostre para a
gente nos comentários!
via: rockcontent
0 comentários: