O Guia Definitivo para Crescer sua Marca Através de Guest Blogging


Você já está produzindo conteúdo para sua empresa. Seu blog tem atraído visitantes através de buscadores e redes sociais, mas você quer gerar mais links, mais autoridade e atingir novas audiências. Como fazer isso? Uma ótima estratégia é utilizar o chamado Guest Blogging, algo como “Blogagem como convidado”, em uma tradução literal.

Mas afinal, o que é guest blogging?

Guest blogging significa basicamente produzir conteúdo para outros blogs da sua área de atuação como um autor convidado. A ideia é bem antiga e muitas empresas alavancaram seu linkbuilding e sua autoridade usando esta estratégia. Veja o fantástico case do Buffer, um aplicativo para gestão de redes sociais, por exemplo: A empresa saiu de zero a 100.000 usuários utilizando guest blogging como sua principal estratégia para aquisição de clientes. Durante 9 meses um dos fundadores da empresa produziu mais de 150 artigos originais e os enviou para centenas de blogs, e assim a marca conseguiu gerar seu tráfego inicial e ganhar autoridade nos buscadores e na cabeça das pessoas.

Existem 3 papéis principais em uma estratégia de blogagem como convidado e cada uma das partes é beneficiada pela prática.

O autor convidado: Ele é o fornecedor de conteúdo. No caso a sua marca seria o autor convidado com o objetivo de oferecer conteúdo para sites de terceiros. As vantagens para o autor convidado são:
  • Apresentar seu negócio para uma nova audiência;
  • Gerar mais tráfego para seu site;
  • Crescer a quantidade de links e seguidores nas mídias sociais da sua marca
O Blog: O blog é o canal que recebe o conteúdo de autores convidados. A maior vantagem para o dono do blog é que ele recebe conteúdo fresco, original e com uma voz diferente da tradicional. Outra vantagem também inclui ajudar os autores blog a ter menos preocupação em gerar grandes volumes de conteúdo, pois ao aceitar autores convidados basicamente eles estão ganhando mais conteúdo, gratuitamente.

O Leitor: Os leitores de um blog tem a vantagem de receber conteúdo diferenciado, interessante e com estilos, argumentos e pontos de vista mais ricos, dado o aumento da diversidade do conteúdo da publicação.

Convencido? Então acompanhe nosso guia para começar sua estratégia e se tornar um autor convidado nos blogs que você admira!

copyright: ShutterStock / Horde

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Por que fazer guest blogging?
  • Aumento da exposição de marca e ganho de mind share;
  • Aumento de tráfego a um custo muito baixo;
  • Geração de links e consequentemente da sua autoridade para os buscadores, levando a melhoria da sua estratégia de SEO.
Como encontrar boas oportunidades de blogs para fazer guest blogging?
  • Use o Google! O jeito mais fácil de encontrar sites para você produzir conteúdo como autor convidado é entrar no buscador e encontrar sites do seu setor que já aceitam posts de autores convidados. O jeito mais fácil é fazer uma busca por uma palavra chave do seu mercado e buscá-la junto com as palavras chave “autor convidado” ou “autores convidados”. Veja o exemplo
autor convidado / guest author
  •  abaixo: Esta simples busca mostra sites que potencialmente podem receber artigos que eu você escreva, ou seja, basta entrar em contato e oferecer um conteúdo bacana!
  • Crie uma lista de “Alvos”- Onde você gostaria que a sua marca aparecesse? Qual é aquele blog que o seu sonhado cliente lê? Faça um brainstorm e foque em entender estes blogs para partir para um relacionamento mais sério, e com muitos blog posts!
  • Crie relacionamentos com os bloggers que você admira - Muitas pessoas acreditam que guest blogging é apenas uma ferramenta para ganhar mais links e melhorar seu SEO. Isso não é necessariamente verdade. Criar relacionamentos com os blogs que importam na sua indústria é bacana e aumenta seu networking. Interaja, comente e participe nas comunidades que você considera relevantes. Assim várias oportunidades para Guest Blogging aparecerão.
  • Use o Twitter e o Facebook - Todos os grandes bloggers estão lá. Interagir com eles através das redes sociais é uma ótima maneira de se começar uma relação duradoura.
Como Contactar os blogs nos quais você deseja postar?

Já falamos que a melhor maneira de entrar em contato com os bloggers que você admira é criando um relacionamento de longo prazo. Mas como começar? Aqui vão algumas dicas que podem ser úteis para começar a se engajar com os blogs nos quais você deseja postar.
  • São sempre pessoas, não apenas blogs – Descubra quem são os decisores nos seus blogs alvos e mapeie todos eles;
  • Começar pelas redes sociais é um caminho – Interaja via retweets, likes, comentários em atualizações. Comece conversas e abra discussões interessantes com eles. Demonstre também seu conhecimento pelo assunto.
  • Participe nos blogs ativamente – Interaja nos comentários, linke e faça trackbacks em seu próprio blog e seja notado pela comunidade.
  • Envie emails pessoais – Sempre fale diretamente com a pessoa, demonstre que você se interessa pelo seu trabalho e admira suas habilidades.
  • Envie ideias de artigos nos seus emails – Ao contactar um dono de blog, envie algumas ideias de artigos que você poderia escrever caso ele se interesse em receber autores convidados. Inicie uma discussão e envolva seu alvo na criação do título.
  • Seja pró ativo – Quer surpreender? Envie um artigo pronto e peça a opinião do seu “alvo”. Se ele gostar, pergunte se ele gostaria de publicar no blog dele.

Exemplo de email de contato para guest posting [TEMPLATE]

Assunto: Guest Post: Título do artigo/Ideia interessante

Olá “nome do blogger”,

[Elogio ao blog] Meu nome é XXXX e sou fundador/sócio/gerente de marketing da empresa XPTO. Acompanho o blog de vocês já faz algum tempo, sou um grande fã. 

Estou trabalhando em um artigo que acho que tem a cara do site de vocês. O título é “Título atraente do artigo ou assunto principal do post”. Vocês aceitam contribuições de autores convidados? Eu notei que artigos sobre este assunto costumam bombar com seu público, por isso abordei vocês. 
Abraços,

XXXX

Twitter @XXXXX | Facebook @XXXX | Linkedin @XXXXXX


Algumas dicas para produzir guest posts matadores:
  • Conheça a audiência do blog que vai receber o guest post - Isso vai ajudar a produzir artigos que tenham sinergia com a temática do blog e garantir que seu conteúdo será bem recebido.
  • Escreva títulos chamativos e únicos - Se seu título for ruim, são poucas as chances de que você vai conseguir emplacar em um blog como autor convidado. O título é a essência do conteúdo e se ele não capturar o interesse do dono do blog e do leitor, você provavelmente não vai ter sucesso.
  • Escreva um conteúdo fácil de ler – Conteúdo para web deve ser “escaneável”, ou seja, permitir uma leitura rápida ou mesmo uma leitura seletiva de apenas algumas partes do artigo. Uma boa maneira de se fazer isso é utilizar muitos subtítulos e listas em seus artigos. Isso torna a leitura ágil e prazerosa.
  • Use um estilo de escrita próximo leve e simples – Evite construções e vocabulário complexos. Sempre seja didático e direto ao ponto. Artigos longos são bacanas, mas não se isso sacrificar a qualidade ou a legibilidade do conteúdo.
  • Use imagens e estatísticas interessantes – Se você conseguir compartilhar dados interessantes ou utilizar imagens lindas em um blog post, você está no caminho certo para o sucesso.
  • Capriche na assinatura e nos links para seu site
  • Exclusividade sempre! Nunca ofereça conteúdo que já tenha sido publicado antes. Sempre traga algo inédito para cada blog que você deseja colaborar.

E você, o que está esperando para se tornar um autor convidado nos blogs que você admira? Tem alguma dica adicional para quem quer começar no mundo de guest blogging para compartilhar? Não deixe de comentar!





fonte : rockcontent

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