Que informações sua empresa pode – e deve – pedir em um formulário de conversão
Muitos são os fatores que influenciam a taxa de conversão de uma
Landing Page, mas poucos deles podem ser tão decisivos quanto o
formulário, ou mais especificamente, as informações solicitadas por ele.
Para ter uma ideia do impacto que o formulário causa na taxa de conversão de uma Landing Page, fizemos um teste AB em que, apenas removendo o campo telefone, a taxa de conversão subiu 167%.
É claro que não é inteligente simplesmente tirar campos de um
formulário sem antes saber claramente se essas informações serão
importantes para os objetivos da empresa. Neste post, nossa intenção é
ajudá-lo a identificar que dados vão ser úteis para a equipe de vendas e
que tipo de solicitação de informação pode criar uma barreira para o
usuário na hora da conversão.
Entendendo a Fricção e os Campos Sensíveis
Um dos desafios que enfrenta quem trabalha
com Landing Pages é reduzir a fricção da página. Isso significa remover
tudo o que é confuso e serve como barreira, ou seja, que não ajuda na
conversão. São exemplos: texto em excesso, cores destoantes, layout
confuso e formulário muito longo.
No caso do formulário, não é apenas o tamanho que influencia na
conversão, mas as próprias informações solicitadas. Por exemplo, o campo
‘CPF’ possui uma sensibilidade muito maior que o campo ‘email’, ou
seja, muitas pessoas podem desistir da oferta e fechar a página por
terem de preencher essa informação. Já com outros campos como nome ou
empresa isso não acontece com tanta frequência.
Resumindo, são duas as variáveis que aumentam ou diminuem a fricção
de um formulário: seu tamanho e a sensibilidade das informações
solicitadas.
Tradeoff: Número de conversões vs. Quantidade de informação
Como dito anteriormente, o tamanho de um formulário influencia
diretamente na taxa de conversão de uma Landing Page. Por este motivo, é
importante ter em mente que existe um trade-off claro quando temos que
decidir quais informações pedir em um formulário: quanto mais
informações a empresa solicita, menos pessoas vão realizar a conversão.
Sendo assim, ao decidir quais campos colocar em um formulário, a
empresa deve pensar sempre em quais informações são imprescindíveis para
a oferta da Landing Page. Por exemplo, um material feito para atrair
visitantes para o seu site – sendo que a maioria desses visitantes ainda
não conhece sua empresa – não precisa pedir dados muito sensíveis, como
CNPJ, nem encher o formulário com perguntas como número de
funcionários, área de atuação, endereço, CEP. Já caso a conversão tenha
como próximo passo a emissão de uma fatura, por exemplo, os dados são
importantes e deverão ser pedidos, mesmo que isso custe algumas
conversões a menos.
Quando citamos nosso teste AB, no início deste post, informando que o campo que removemos dos formulários dos materiais educativos
foi o telefone, fizemos esta escolha porque não era uma informação tão
importante para nós nesse estágio. Com isso, reduzimos a fricção e a
taxa de conversão aumentou drasticamente.
No entanto, pedimos o telefone, por exemplo, quando um visitante pede
para testar nosso software. Assim, a equipe de vendas consegue entrar
em contato caso considere aquela uma boa oportunidade.
Quais informações pedir em um formulário?
Na prática, sua empresa pode pedir dezenas de informações. Mas será
que todas elas são necessárias? Por exemplo, se no seu processo
comercial não há contato telefônico com os novos Leads que fazem
download de um material, para que pedir o telefone no formulário?
Sendo assim, para criar um formulário eficaz, faça a seguinte
pergunta: qual é o mínimo de informações de que preciso neste momento
para fazer o Lead avançar no processo de vendas?
Outras dicas que podem ajudar:
- Que informações sobre o Lead a empresa quer? E quais são realmente necessárias? Como dito, dependendo do “momento” do processo de vendas, algumas informações são mais necessárias do que outras. Para alguém em estágio inicial do processo de vendas, pode ser que apenas o email para continuar o relacionamento já seja suficiente. Já para alguém que peça uma demonstração do produto, por exemplo, ou exija um contato do time de vendas, pode ser necessário utilizar vários outros campos para identificar se realmente vale fazer o atendimento. Neste ponto também é importante que as áreas de Marketing e Vendas estejam alinhadas, para saber se as informações solicitadas são suficientes para qualificar um Lead e, consequentemente, atingir os objetivos da empresa.
- A Landing Page será direcionada para novos Leads ou para os Leads antigos? – Se sua empresa for fazer uma campanha específica para Leads que já estão na base, pode considerar pedir outras informações, diferente daquelas que já foram solicitadas anteriormente.
Resumindo: antes de definir os campos do formulário,
é importante avaliar junto com a equipe de vendas que informações são
necessárias para entregar o que está por trás da Landing Page e, ao
mesmo tempo, úteis para a abordagem comercial. Um simples item a menos
pode fazer a diferença na taxa de conversão sem prejudicar a eficácia
das vendas.
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