Sua empresa está construindo um ativo de Marketing ou só alugando o ativo dos outros?
Durante
muito tempo vimos a área de Marketing das empresas funcionando apenas
através de aluguel. É claro que, escrevendo um blog sobre marketing
digital, não estamos falando aqui do mercado imobiliário. O assunto são as empresas que sempre precisaram alugar o espaço de outras empresas para chegar ao seu público.
É assim que funciona o comercial na TV, no rádio, nas revistas,
jornais, etc. Os veículos de mídia alugam temporariamente um espaço
(intervalo comercial) do seu ativo (audiência) para que as empresas
possam comunicar sobre seus produtos e serviços. De forma similar,
também é assim que funcionam os banners na Internet, links patrocinados e
compras de Leads, entre outros.
Não somos necessariamente contra essas ações, especialmente a compra
de mídia online, onde conseguimos ter uma medição completa e avaliar o
resultado de forma precisa.
No entanto, ao contar apenas com esse “aluguel”, sua empresa fica
refém da disponibilidade e do custo do ativo dos outros. Especialmente
em mercados competitivos, essa não é uma boa posição para se manter.
A oportunidade de construção de um ativo na Internet
Com a chamada Web 2.0, deixou de ser essencial o aluguel de espaço de
outra empresa. Hoje sua empresa consegue “conversar” diretamente com o
próprio cliente e construir uma audiência própria.
Se bem cultivada, essa audiência é um grande ativo de longo prazo da sua empresa.
Uma audiência nas mídias sociais (seguidores no Twitter, pessoas que
curtiram sua página no Facebook), lista de e-mails (ou Leads),
assinantes do blog e autoridade do domínio frente às ferramentas de
busca (número de links recebidos) não são conquistados da noite para o
dia e exigem muito trabalho. Apesar disso, valem muito a pena.
Apresentamos a seguir alguns bons motivos:
É mais barato
É verdade que construir um ativo online demanda esforços dos seus
colaboradores, gastos com ferramentas e ocasionalmente até o apoio de
especialistas. Mesmo assim, costuma ser mais vantajoso financeiramente
do que alugar a prateleira de alguma outra organização, especialmente no
longo prazo.
É “permanente”
Pare de pagar por um anúncio e no dia seguinte sua empresa não tem
nada de resultados. Já no caso de um mês sem postar no blog ou nas
mídias sociais, seu site continua recebendo acessos e sua audiência
continuará ali.
É claro que não recomendamos nenhuma pausa e com o tempo há de fato
uma perda no engajamento, mas o conteúdo sempre continuará disponível e a
base da audiência dificilmente some em um espaço curto de tempo.
Permite ganhos de escala
Quanto maior seu ativo, mais ele tende a crescer, já que sua base
ajuda a espalhar o conteúdo. Se sua estratégia funcionar bem, não há
grandes limitações de crescimento.
Para atingir mais pessoas com uma propaganda você deve pagar por
mais. Já os custos de mais pessoas visitando seu site são irrisórios. O
Twitter e o Facebook são gratuitos para 1 ou 1 milhão de seguidores.
Mais segmentado e efetivo
Um blog bem posicionado para palavras chave do seu negócio e a
posição de referência no assunto tendem a atrair pessoas interessadas
diretamente no tema ou nicho.
É uma posição mais interessante do que comprar mídia em veículos mais
genéricos e pagar para alcançar pessoas que nem sempre tem a ver com
seu público alvo.
Serve como barreira competitiva para sua empresa
Novas empresas até podem tentar copiar seu produto, seu serviço, sua metodologia, as funcionalidades do seu software, etc.
Já conseguir um blog com tantos assinantes quanto o seu, a quantidade
de links e posição no Google que possui seu domínio, o alcance nas
mídias sociais e lista de e-mails que sua empresa contruiu, costuma
tomar muito tempo e demandar muito esforço.
Possuir um bom ativo de marketing digital tende a ser uma barreira competitiva muito grande no seu mercado.
via: resultadosdigitais
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