5 opções de compra de mídia para alavancar os resultados de curto prazo
Nunca escondemos que começar no marketing digital é uma tarefa difícil. Demora algum tempo até o conteúdo começar a ganhar mais alcance, o site ganhar relevância e todo o investimento começar a se pagar.
Claro que depois que a coisa engrena o retorno é alto e sustentável e o ativo é permante, entre várias outras vantagens. No entanto, até chegar a esse ponto pode ser preciso extrair resultados de outro canal.
É nesse cenário que a compra de mídia online pode ser uma ótima
opção, ajudando a empresa a conseguir bons resultados no curto prazo e
ganhar fôlego para os investimentos de longo prazo.
Nesse post vamos apresentar melhor 5 das opções mais conhecidas de compra de mídia online:
Google Adwords – Rede de pesquisa
A rede de pesquisa do Google Adwords é o carro-chefe da empresa. Não é à toa que até hoje é o produto que mais traz receita para o Google.
Um de seus anúncios mais famosos diz o seguinte: “Sabe quem precisa
de Táxi? Pessoas que buscam por Táxi”. Isso resume de maneira muito
clara o ponto forte do Google, que é o fato de as pessoas estarem
buscando ativamente pelo problema. Dessa forma, a taxa de conversão
costuma ser consideravelmente maior do que outros canais.
Facebook Ads
O Facebook tem uma desvantagem em relação ao Google: em geral as
pessoas não entram na rede para procurar soluções para um problema, mas
sim conectar com amigos, ver fotos e publicações de amigos, se distrair
um pouco etc.. A intenção de resolver um problema não é tão óbvia, por
isso a taxa de cliques e conversão da rede costuma ser menor.
No entanto, o número de usuários, o tempo que eles gastam no site e o
grau de informações que dão ao Facebook permitem que a rede social
ofereça possibilidades de segmentação fantásticas. É possível encontrar
exatamente o perfil que sua empresa procura e o custo é relativamente
baixo.
Google Adwords – Rede de display
Além da possibilidade de comprar anúncios da rede de pesquisa do
Google, podemos também comprar também espaços na rede de parceiros
anunciantes.
Diversos blogs e portais oferecem espaços para que o Google faça a intermediação e exiba ali anúncios relacionados ao tema.
Normalmente não é uma opção tão boa porque não tem a intenção clara
de resolver um problema como as buscas do Google e nem formas de
segmentação tão poderosas como os anúncios do Facebook.
No entanto, há um tipo de anúncio que funciona extremamente bem nesse caso: o remarketing.
Talvez você já tenha visto algum tênis em um varejista online ou feito
uma pesquisa por passagens aéreas e depois se viu sendo perseguido por
banners com esse tipo de oferta.
O remarketing é um anúncio direcionado para quem já viu uma página
específica do seu site. Sua intenção é trazer o visitante de volta para a
oferta que o atraiu para tentar fazê-lo concluir a compra.
Boo-box e Lomadee
A Boo-box e a Lomadee são empresas brasileiras que oferecem anúncios de maneira muito parecida à rede de display do Google.
Para quem investe bastante, pode valer a pena testá-las como
alternativas ao Google. Além da possibilidade de ter resultados
interessantes, vale não ser refém de uma única plataforma, ainda mais
quando o preço pode variar como no modelo de leilão.
Contato direto com o veículo
Há diversos veículos que oferecem seu espaço por conta própria. Em
alguns casos o mídia kit fica disponível, em outros é preciso entrar em
contato para ter mais informações.
O interessante desse caso é que podemos negociar o preço diretamente
com o canal. Principalmente se encontrarmos veículos relevantes no nicho
de atuação da empresa, pode ser uma opção com ótimo retorno sobre
investimento (ROI).
Tomada geral
Em alguns casos, como na rede de pesquisa do Adwords, encontramos
pessoas em um momento muito próximo da compra. Isso gera uma taxa de
conversão maior, mas também mais concorrência e um preço um pouco mais
alto.
As redes de display e o Facebook podem ser úteis para gerar demanda,
mostrar coisas que as pessoas não estão efetivamente buscando mas que
podem considerar úteis ao ver. O preço também é um atrativo.
Já o contato direto com o veículo pode oferecer um ótimo custo-benefício ao focar no nicho específico do seu mercado.
Em todos esses casos, a regra de ouro é: teste diversas
possibilidades de campanhas e mensure bem os resultados. Somente se
conseguirmos identificar o que funciona e o que não funciona e fazer os
cortes adequados é que teremos uma ação realmente lucrativa.
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