A Busca Social do Facebook (Search Graph) – O que muda para as marcas?
Não é segredo para ninguém que as redes sociais são um dos canais mais acessados da internet atualmente. O Facebook e o Twitter,
por exemplo, absorvem hoje cerca de 70% do tempo dos internautas
brasileiros, segundo uma consultoria americana que pesquisa audiência na
internet.
Com o aumento das vendas de Tablets, smartphones e dispositivos que possuem acesso remoto à internet, as redes sociais
vem gerando cada vez mais tráfego de usuários e mais pessoas as buscam
para interagir com outras pessoas e marcas. Quanto mais usuários
conectados, mais marcas interessadas em se posicionar e aparecer nas
redes, certo?
O Facebook é uma das redes sociais
que vem aprimorando seus recursos para uso positivo de marcas,
publicidade e também para seus usuários. Na semana passada, o CEO da rede social, Mark Zuckerberg, anunciou uma nova ferramenta de pesquisa para o Facebook que pode ajudar e muito na utilização da rede pelas marcas.
A chamada “Busca Social” oferece resultados baseados em buscas
inteligentes. Com os dados que a nova ferramenta de busca pode fornecer,
especialistas acreditam no poder da plataforma para elaborar estudos de mercado e estratégias de marketing para marcas, produtos e serviços.
A base de dados que o Facebook
possui de cada usuário é incrivelmente grande, e as informações, que
são colocadas disponíveis ao público pelo próprio usuário, pode valer
ouro para as marcas atingirem em cheio seu público-alvo. Com a nova
busca é possível encontrar interesses dos usuários e assuntos
compatíveis entre um determinado grupo de amigos, além de fotos,
localizações e conexões que o usuário compartilha dentro da rede.
A Busca Social utiliza filtros para perguntas que qualquer usuário
pode fazer como “amigos que gostam de cinema” ou até mais específico
como “amigos que gostam de Star Wars”. As conexões podem ser procuradas
de diversas formas, uma delas é digitando na ferramenta de busca a
pesquisa “amigos de amigos que chamam João e moram em São Paulo”.
O CEO prometeu respeitar as configurações de privacidade de cada
usuário, ou seja, só é permitido a visualização que um usuário autorizou
previamente. Mas de qualquer forma, essas informações podem valer muito
mais para as marcas, se souberem aproveitá-las, claro. Se a nova busca
realmente for eficiente é possível mapear interesses baseados em
conexões de pessoas, locais, gênero, idade, tudo!
A rede social
está disponibilizando as novas configurações aos poucos para os
usuários testarem, e logo logo, como garantiu Zuckerberg, todos poderão
experimentá-la. Portanto, fiquem atentos e lembrem-se que a ferramenta
pode ser muito poderosa, se for bem utilizada!
via: scoremedia
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