(Not Provided): Por que esse termo aparece entre as palavras-chave que trazem tráfego e como lidar



Quem usa o Web Analytics para encontrar oportunidades de otimizações já deve ter percebido a palavra-chave “(not provided)” entre as que trazem mais tráfego via Google.

A aparição desse termo no painel costuma prejudicar bastante as análises, uma vez que impossibilita a identificação de quais são as reais palavras que trazem aquele tráfego e, principalmente, o comportamento (conversões, páginas visitadas, tempo no site) dessas visitas.

Nesse post vamos explicar melhor o motivo disso acontecer e como lidar com o problema.

O que é (not provided) e por que isso aparece entre as palavras com mais tráfego

Em outubro de 2011, o Google fez uma alteração em suas políticas e deixou de exibir a palavra-chave de origem de todos os usuários que estivesse logados em seus serviços (incluindo o Gmail e o Youtube).

O grande problema é que os serviços da empresa estão conquistando um volume cada vez mais impressionante de usuários e essa política vem causando um impacto muito grande nos relatórios.

Para ter uma noção desse impacto, veja o que aconteceu com a gente: em novembro de 2011, quando o problema surgiu, o (not provided) representava apenas 3,3% dos visitantes da Resultados Digitais vindos do Google. Hoje esse número já chegou a impressionantes 66,75%. Ou seja, já podemos dizer que desconhecemos o que pesquisou a grande maioria dos usuários que chega até o nosso site via Google.

A implicação é que não conseguimos entender, por exemplo, qual palavra-chave é responsável por atrair mais tráfego, qual converte melhor os visitantes em Leads e o quanto os esforços para otimizar para uma palavra em específico têm sido recompensados com visitas e Leads.

Como entender melhor esse tipo de tráfego:

Recomendamos 4 tipos de ações que podem ajudar muito a driblar a falta de informações causada pelo (not provided):

1. Acompanhar um ranking de palavras-chave

Já havíamos indicado anteriormente que acompanhar um ranking de palavras-chave é essencial para escolher melhor onde investir e monitorar os resultados atuais.

Ranking de palavra-chave mostra as que mais geram mais tráfego e conversões

Conhecer as palavras bem posicionadas ajuda muito a saber quais os termos que provavelmente geram mais tráfego e conversões, principalmente quando cruzamos essas informações com as do tópico que falamos a seguir.

2. Verificar quais as páginas de destino mais acessadas
É possível analisar no Google Analytics, dentre as visitas vindas do (not provided), quais são as páginas pelas quais os visitantes chegaram.

Páginas de destino mais acessadas
 
Se analisarmos para quais palavras essas páginas estão otimizadas, teremos uma boa ideia dos possíveis termos atraindo o tráfego. Se cruzarmos isso com o rankeamento do site, como mencionado no tópico anterior, essa informação tende a ficar ainda mais precisa.

3. Utilizar o Google Webmaster Tool
Felizmente, o Google não fez a mesma alteração em sua ferramenta para Webmasters. Lá conseguimos ver os termos em que a empresa teve impressões (foi listada como resultado de pesquisa) e também cliques.

Google Webmaster Tool mostra os temos que geraram mais visitas
 
Nesse caso, não é possível entender o comportamento do visitante no site, mas dá para ter o número preciso de visitas que cada palavra trouxe, o que já é um contorno interessante.

4. Investir em Adwords

Curiosamente, quando a origem da busca não é orgânica, ou seja, é por anúncios no Google, conseguimos fazer o acompanhamento de todas as palavras buscadas.

Por esse motivo, pode ser interessante investir na compra de Adwords, mesmo quando já estamos rankeados organicamente. Isso permitirá entender de uma forma bastante precisa o comportamento do usuário que vem por aquela palavra-chave.

Resumindo

Para ter uma visão mais clara do número de visitas, taxa de conversão e Leads gerados a partir de cada uma das principais palavras mascaradas pelo (not provided), é recomendado realizar as ações descritas nos quatro itens deste post: acompanhar um ranking de palavras-chave, verificar quais as páginas de destino mais acessadas, utilizar o Google Webmaster Tool e investir em Adwords. Reunindo essas informações, será possível chegar a um panorama mais completo que terá grande utilidade para fundamentar suas ações de SEO.


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