7 dicas para criar uma newsletter de qualidade
Newsletters
são uma ótima opção de comunicação para fomentar o relacionamento com
clientes e prospects de uma forma mais leve e com mais proximidade.
Ao contrário dos emails promocionais,
a newsletter não é focada em uma oferta específica e pode apresentar
uma abrangência maior de interesses. É possível, em uma das chamadas,
promover um produto para os que estão em um momento avançado de compra
e, ainda assim, ser relevante para os que encontram-se em outro estágio
do funil de vendas e se interessam apenas nos artigos e dicas.
Além disso, por repetirem sempre um padrão de organização do conteúdo, podem ser produzidas sem grandes dificuldades.
Tudo isso pode assim gerar um ótimo retorno, desde que a qualidade
seja sempre mantida. Veja nesse post algumas dicas para ser mais
efetivo:
1.Só envie se for realmente relevante
Como o objetivo principal da newsletter é manter o público mais
próximo do seu negócio, a primeira premissa é a de que você tem conteúdo
de qualidade a oferecer. Sua empresa deve saber que tipo de assunto
mais interessa à lista. Temas que respondam as maiores dúvidas dos
potenciais clientes em sua área de atuação vão atrair mais do que a
divulgação pura e simples de um produto seu.
Quanto mais informações você tiver sobre as preferências de seus
leitores, melhor. E o ideal é que a mensagem seja a mais segmentada
possível. Uma newsletter bem produzida e de conteúdo selecionado com
rigor tende a virar um grande ativo de longo prazo.
2. Torne o conteúdo “escaneável”
Se você tem vários temas para divulgar, deixe as chamadas bem separadas e organizadas e dê destaque para os pontos principais.
Nos casos de textos maiores, mantenha somente uma introdução ou
resumo com um link para o conteúdo completo disponível no site. Isso vai
garantir uma newsletter mais enxuta e permitir que você descubra,
através dos cliques, quais foram os conteúdos que mais chamaram a
atenção.
3. Escolha bem o assunto da mensagem e o remetente
Sabia que o grande responsável por uma boa taxa de abertura de
cliques é o assunto da mensagem? Por isso, prepare-se para dedicar algum
tempo para elaborar uma chamada atraente. O desafio é: ser sucinto,
objetivo e, principalmente relevante para quem lê.
Uma opção é usar a chamada do texto mais importante que você
selecionou para a newsletter. Isso tende a aumentar a taxa de cliques
nesse artigo. Outra, é usar a criatividade e destacar o tema de maneira
geral em uma frase só.
Mais uma questão fundamental é que o nome da sua empresa esteja
presente no remetente do email. Se a pessoa que recebe já tem confiança
no seu negócio, exibir o nome vai tornar a mensagem mais atrativa.
4. Aposte na simplicidade do layout
O HTML de um email não pode ser encarado da mesma forma que o HTML de
um site. Complexidades na elaboração do template aumentam muito a
chance de problemas na forma como cada serviço renderiza a mensagem e
tornam mais frequente a quebra de layout.
Além disso, oferecer diversas opções em uma sequência não muito bem
definida também pode confundir o usuário e diminuir o número de
cliques. Ser simples no CSS e usar um layout simples de tabelas é a
melhor opção.
5. Tome cuidado com o uso de imagens
Evite condensar sua newsletter em apenas uma imagem, pois a maioria
dos serviços de email tem o padrão de bloquear a exibição. Isso
dificulta a visualização e o usuário precisa clicar em uma autorização
para conseguir saber qual o conteúdo do email. Essa “barreira” acaba
reduzindo bastante os resultados.
Quando utilizar imagens ao longo do HTML preocupe-se em empregar
corretamente o atributo ALT, para que o leitor saiba do que se trata
caso elas não sejam exibidas.
Também lembre-se de garantir que as imagens estejam no seu servidor próprio.
A utilização de um serviço gratuito de hospedagem de imagem não é
recomendada por dois motivos. O primeiro é que esse tipo de serviço é
muito utilizado por spammers e pode reduzir a confiabilidade da sua
mensagem. O segundo é que muitas vezes esses serviços bloqueiam a
exibição de imagens em emails por não conseguir lidar com uma alta
quantidade de tráfego. Dessa forma seu potencial cliente não consegue
ver o que sua empresa enviou.
6. Sempre meça os resultados para encontrar pontos de melhoria
Aproveite os relatórios oferecidos pelos serviços de Email Marketing
para avaliar a efetividade de suas newsletters. A taxa de abertura vai
ajudar a identificar os melhores horários de envio, a efetividade do
assunto escolhido e o quanto sua empresa tem sido relevante ao longo do
tempo.
Já os cliques vão ajudar a mostrar os assuntos que mais chamaram a
atenção e podem representar conteúdos interessantes para o seu público.
Isso tudo permite otimizar as campanhas e proporcionar, assim, um maior retorno sobre investimento.
7. Teste muito
Não pense que o trabalho termina quando a newsletter estiver concluída.
Testar antes de enviar é muito importante. Envie a mensagem para você
mesmo, para amigos, enfim, teste de todas as formas possíveis.
Verifique os principais servidores de email na sua lista e teste todos
os principais. Geralmente e-mails do Hotmail, Gmail, Yahoo, Uol e Bol,
além de softwares como Outlook 2003 e 2007, Mozilla Thunderbird e Apple
Mail estão entre os mais relevantes no Brasil.
Uma boa opção é utilizar o site litmus.com,
que mostra a exibição do email em diferentes serviços de email. Esses
testes vão ajudar a garantir que o layout não seja quebrado de acordo
com o serviço de email.
Mas teste também além disso. Procure variar os tipos de conteúdo,
assunto do email e horário de envio para identificar quais opções
oferecem melhores resultados para sua empresa.
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