Como usar Palavras-Chave Negativas para otimizar uma campanha de AdWords
Criar um anúncio no Google AdWords e iniciar uma campanha é até certo ponto simples. Seguindo nossas dicas do Webinar de Introdução ao Google AdWords
não fica difícil criar uma ação que atenda a uma grande parcela das
boas práticas. No entanto, raramente isso é suficiente para que a
campanha tenha uma alta lucratividade. O grande segredo são as
otimizações em longo prazo.
Mesmo os maiores experts em AdWords começam com um retorno menor e só
ao longo do tempo, fazendo os ajustes corretos, é que conseguem chegar a
um ROI muito bom.
Hoje vamos falar sobre uma das mais conhecidas ações de otimização,
que diminui o gasto com termos indesejados e foca apenas no que tem alto
potencial de conversão. Veja, abaixo, como você pode, de forma rápida, trabalhar as palavras-chave negativas para melhorar os resultados de sua campanha.
O que são Palavras-Chave Negativas?
Quando criamos um anúncio, devemos inserir as palavras-chave
escolhidas para acionar nossa participação no leilão do AdWords. Essa
seleção é que relacionará o momento de mostrar os anúncios.
Já com as palavras-chave negativas acontece exatamente o inverso:
listamos os termos que não devem acionar o anúncio cadastrado quando o
usuário digitá-los na busca. Quando negativamos uma expressão, estamos
dizendo ao AdWords que ela não tem nada a ver com o que está sendo
divulgado e que, portanto, o anúncio não deve ser mostrado.
Um bom exemplo de aplicação de palavras-chave negativas são os termos
“gratuito” ou “grátis” para um e-commerce que não está anunciando nada
gratuitamente e sim, vendendo produtos. É importante que, depois de
cadastrar o anúncio, o administrador da conta negative essas palavras.
Porque é preciso trabalhar Palavras-Chave Negativas?
Talvez você se pergunte: “por que selecionar termos para os quais o
anúncio não deve ser acionado, se o AdWords relaciona só as palavras
cadastradas?”. A questão é que o modo de cadastrar as palavras que vão
acionar o anúncio é fator determinante nesse processo.
Como explicamos no post sobre as correspondência de palavras-chave no AdWords,
se cadastrarmos uma palavra sem nenhum comando (entre aspas ou
colchete), estamos dizendo ao AdWords que a correspondência é ampla.
Assim, ele vai relacionar outras formas/palavras que os usuários estão
pesquisando sobre aquele assunto e acionar o anúncio para aumentar as
chances de retorno (cliques).
Essa prática é muito útil porque nos permite aumentar muito o
espectro de palavras trabalhadas e, consequentemente, o tráfego gerado.
Se eu compro, por exemplo, a palavra-chave marketing no facebook, a busca marketing digital no facebook também é interessante para minha empresa e, assim, por meio da correspondência ampla, o Google exibirá meu anúncio.
O problema é que ele também exibirá para a busca quem é o gerente de marketing do facebook?,
por exemplo, que não tem a ver com o que oferecemos. Não faz sentido
pagar por esse clique e a negativação de palavras vai servir justamente
para evitar esse tipo de desperdício.
Outras opções para lidar com isso são cadastrar para que o anúncio
seja exibido apenas quando as palavras estejam escritas dentro de uma
frase (antes ou depois de outras palavras) ou, ainda, somente quando
apareçam justamente daquela forma. Esses atributos são chamados de
Correspondência na Frase e Correspondência Exata.
Contudo, essas configurações limitam muito a quantidade de vezes que o
anúncio é exibido e podem gerar resultados insuficientes para sua
campanha.
Como identificar que termos devem ser “negativados”
À parte o exemplo clássico das palavras “gratuito” ou “grátis”, nem
sempre ficam tão evidentes outras palavras que fogem do foco da sua ação
e que o AdWords poderia vir a relacionar.
Assim, para ter noção dos termos que poderia negativar, é preciso
saber o que as pessoas estão escrevendo nas buscas para encontrar os
seus anúncios.
Para isso, acesse sua conta do AdWords e, na área de “palavras-chave” clique em “Detalhes da palavra-chave” e, depois, em “Todas”, conforme a imagem a seguir:
Na próxima tela serão listadas as formas pesquisadas para as quais
seu anúncio foi exibido e você poderá começar a fazer a verificação de
palavras, cliques e custos.
Em uma de nossas campanhas, fomos relacionados a um termo que não
tinha nenhuma ligação com o nosso anúncio e pagamos por esse visitante
não qualificado. Veja como foi:
Nosso software de marketing digital nos ajuda muito não só a
relacionar os “Termos comprados x Termos Buscados”, mas mostra quantas
conversões de Leads tivemos para cada palavra. Isso garante uma
segurança maior na hora de negativar termos que estão fora de contexto e
sem conversão e também para escolher termos para adicionar a uma
campanha (e deixar explícito ao AdWords que queremos participar do
Leilão daquele termo).
Como adicionar os Termos Negativos
Depois de selecionar uma lista de palavras que não têm nada a ver com o seu anúncio, o próximo passo é cadastrá-las no AdWords.
Para melhor ilustrar as etapas para fazer esse cadastro, confira o vídeo do próprio Google:
Agora, uma dica final: escolha muito bem as palavras-chave para que o
trabalho de negativar termos indesejados não se torne extremamente
cansativo.
A melhor forma de garantir isso é ter uma campanha bem estruturada,
com uma seleção de palavras similares em diferentes grupos.
Estude, teste bastante e confira os resultados!
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