Aprenda como usar o Marketing Viral em suas estratégias na Web
O
marketing viral tem sido cada vez mais utilizado por empresas de todos
os portes como uma grande estratégia para gerar visibilidade para marcas
ou até mesmo para lançamentos de produtos e serviços.
Para entendermos melhor como usar esta
poderosa ferramenta, em primeiro lugar, precisamos diferenciar o que é
marketing viral e o que é um vídeo viral.
Existe muita confusão em relação aos
dois termos.
Vídeos virais são engraçados, polêmicos, interessantes, mas não foram produzidos com o objetivo de fazer propaganda. Geralmente são espontâneos e foram gravados por internautas comuns, ou foram produzidos por pessoas com o objetivo de se auto promover, mas não de vender alguma coisa. Também nesta categoria estão os vídeos de usuários insatisfeitos com produtos e que gravam seus vídeos para protestar, e acabam conseguindo um grande impacto viral. Abaixo podemos assistir um exemplo clássico de vídeo viral:
Vídeos virais são engraçados, polêmicos, interessantes, mas não foram produzidos com o objetivo de fazer propaganda. Geralmente são espontâneos e foram gravados por internautas comuns, ou foram produzidos por pessoas com o objetivo de se auto promover, mas não de vender alguma coisa. Também nesta categoria estão os vídeos de usuários insatisfeitos com produtos e que gravam seus vídeos para protestar, e acabam conseguindo um grande impacto viral. Abaixo podemos assistir um exemplo clássico de vídeo viral:
O vídeo acima claramente não teve a
intensão de vender nada, mas já alcançou mais de 3,5 milhões de
visualizações até o momento, criando mais uma celebridade instantânea e
seus 15 minutos de fama (neste caso, 3':07" minutos de fama...
rsrsrsrs).
Os vídeos de marketing viral, ao
contrário, são produções contratadas por empresas com objetivo claro de
promover algo. Muitas vezes, esses vídeo utilizam personalidades da web,
tornando suas campanhas um pouco mais naturais, como é o caso do vídeo
abaixo, aonde o vlogger PC Siqueira aproveita seus milhões de seguidores
para divulgar uma promoção do Carrefour:
Quando bem planejados e bem produzidos,
os vídeos de marketing viral também podem alcançar milhões de usuários.
Um exemplo famoso é o vídeo "Pôneis malditos" da Nissan, que já tem
mais de 13,6 milhões de visualizações até o momento em que este artigo
foi publicado. (Assista o vídeo abaixo)
Mas também existem as empresas que com
pouco recursos conseguem realizar produções, que muitas vezes justamente
pelo aspecto de amadorismo, conseguem um grande sucesso na internet.
Este é o caso da Mearin Motos, que possui uma série de vídeos cômicos,
com personagens como He-man, Chaves, Thundercats, enter outros, e que
conseguiu passar de uma loja para três lojas em pouco tempo, devido ao
sucesso de seus comerciais. Abaixo podemos conferir um destes famosos
vídeos virais:
Já está comprovado que o usuário de web
prefere vídeos do que textos, e isso torna esse formato de marketing um
meio de interação perfeito com o público alvo, além disso, o viral
circula de forma vertiginosa, através das redes sociais, sem custo
algum, já que o próprio usuário se ocupa de repassar a mensagem aos seus
amigos.
Para conseguir sucesso com um vídeo
viral não existe uma fórmula exata, porém, estudando diversos cases,
cheguei há alguns critérios que costumo ensinar em meu curso de marketing digital que podem tornar sua campanha um sucesso:
1 - Conheça seu público: é importante direcionar seu vídeo para o público correto. Não adianta seu vídeo ter milhões de visualizações e não converter em vendas de seu produto ou serviço;
1 - Conheça seu público: é importante direcionar seu vídeo para o público correto. Não adianta seu vídeo ter milhões de visualizações e não converter em vendas de seu produto ou serviço;
2 - Envolva seu público: Crie
um apelo emocional. Os vídeos devem ser engraçados, polêmicos ou
interessantes de alguma forma, ou não serão repassados pelos
internautas;
3 - Seja inovador:
Copiar estratégias já utilizadas por outras empresas além de não
garantir seu sucesso, ainda pode transmitir uma imagem negativa de sua
marca ou produto;
4 - Divulgue e compartilhe:
Use suas próprias redes sociais e de seus amigos ou funcionários para
iniciar o processo de buzz marketing (Boca-a-boca). Ofereça a
possibilidade de compartilhamento de seu vídeo;
5 - Gere acesso para seu site: O
resultado de um vídeo viral é ainda melhor se o link compartilhado
estiver em seu site. Publique o vídeo em seu próprio site ou Blog e
divulgue este link, o usuário entrará para assistir e compartilhará,
gerando acesso e possivelmente navegação em outras páginas, além de
facilitar a conversão de vendas;
6 - Publique seu vídeo em outros sites: Aproveite sites populares como Youtube e Vimeo, pois isso ajudará ainda mais o processo viral;
7 - Autorize o compartilhamento do vídeo: Não basta colocar o botão de compartilhar, estimule as pessoas a publicarem o vídeo em seus sites e blogs;
8 - Crie legendas e links:
Você pode criar no vídeo uma legenda com o endereço de seu site e até
mesmo com um link direto no vídeo para que o usuário possa saber mais
sobre o produto divulgado;
9 - Seja objetivo: Vídeos muito longos não fazem sucesso, o usuário cansa antes de terminar e abandona o vídeo;
10 - Seja útil e relevante:
Se você não consegue envolver emocionalmente seu usuário, procure criar
um vídeo útil, como vídeo aulas, tutoriais ou apresentação sobre como
utilizar seu produto ou serviço.
Para saber ainda mais sobre estratégias
de marketing viral utilizando vídeo, assista abaixo dois cases de
marketing viral comentados pelo consultor Olimpio Araujo Junior:
via: gestordemarketing
0 comentários: