Como fazer com que o e-mail marketing chegue ao seu destino
O maior desafio para quem opta por utilizar o e-mail marketing como
canal de comunicação com seu público alvo é fazer com que o e-mail entre
na caixa de entrada do destinatário.
Tarefa que não é nada fácil, já que cada vez mais filtros barram a
entrada de e-mails e acabam despejando materiais, principalmente
publicitários, diretamente na lixeira. Fazer com que o e-mail marketing
não seja classificado como spam é a principal questão a ser trabalhada
pelos profissionais de marketing digital.
Não existe, no entanto, uma fórmula 100% garantida de que a peça
chegará sã e salva ao seu destino final, ou seja, é preciso estudar o
perfil de cada usuário e fazer uma lista bastante precisa de pessoas que
devem receber a mensagem.
Basicamente, cada provedor de e-mail contém seus próprios filtros que
agem com base no perfil de cada usuário, decidindo o que é ou não
importante para o usuário. Quando o usuário deixa de abrir e-mails de um
certo remetente, o provedor pode classificar todos os e-mails deste
determinado endereço como irrelevantes para o usuário, direcionando as
mensagens direto para a caixa de Spam.
Recentemente, uma pesquisa da Return Path, empresa líder mundial de
monitoramento de e-mails, apontou que desde o segundo semestre de 2011 a
taxa de entrega dos e-mails vem diminuindo drasticamente, ou seja,
algumas mensagens nem sequer chegam aos provedores.
Mundialmente falando, o estudo
apontou que cerca de 75% dos e-mails publicitários chegam na Inbox
(caixa de entrada), 8% vão para o Lixo Eletrônico (caixa de spam) e
15,1% dos e-mails ficam “perdidos”, sem chegar a um destino. No Brasil,
os resultados são mais preocupantes para os profissionais de marketing digital: aproximadamente 65% dos e-mails comerciais são entregues na Inbox, 22,4% vão para o Lixo e 13% são perdidos.
O ideal é sempre usar programas de monitoramento confiáveis para ver
se houve entrega da mensagem, bem como se gerou algum interesse do
usuário que a recebeu. Outra dica importante é para manter o conteúdo do
e-mail marketing interessante para o público alvo, tratar de assuntos
que envolvem os usuários e estudar o que de fato gera engajamento é
importante para direcionar corretamente a estratégia de marketing.
Se o conteúdo for interessante e o usuário abrir a mensagem, o
provedor tende a classificar o remetente como confiável e os próximos
e-mails serão direcionados para a caixa de entrada e, consequentemente,
podem gerar mais resultados. Também é preciso fazer um monitoramento de
feedback com cada usuário, pois não é aconselhável fazer ações de e-mail
marketing com quem não concorda em recebê-los, assim é possível evitar
que o usuário marque sua mensagem como spam e seu endereço seja sempre
rejeitado pelo provedor.
Para fazer download da pesquisa, acesse http://landing.returnpath.com/globaldeliverability2h11
via: scoremedia
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