Mercado de Marketing Digital e Mídias Sociais tem falta de profissionais e bons salários
Com a economia do país aquecida, não é apenas os mercados de
construção civil e da indústria de transformação que estão aquecidos. O e-commerce e
os diversos novos modelos de negócios na internet tem batido recordes
de faturamento. Já são mais de 30 milhões de consumidores virtuais por
ano e apenas as lojas virtuais de varejo já
fatura no Brasil mais de 15 bilhões por ano, superando as vendas do
varejo tradicional em diversos itens. Temos ainda que considerar que
neste valor não estão somados as vendas de bens duráveis (Imóveis,
automóveis e outros), e nem de prestações de serviços, publicidade online e outras modalidades de negócios na internet.
Todo este crescimento econômico em nosso país nos últimos anos, gerou uma demanda por profissionais de marketing digital e mídias sociais que o mercado de trabalho não consegue acompanhar.
Apenas o setor de e-Commerce, por exemplo, já comporta aproximadamente 23 mil lojas virtuais no Brasil, e a perspectiva é que até 2014 existam de 45 mil lojas em funcionamento, o que segundo expectativas, deve resultar em mais de 34 mil empregos diretos e mais 50 mil indiretos gerados apenas no comércio eletrônico nacional neste período. Entre as vagas que deverão ser abertas, podemos citar as áreas de planejamento de web marketing, gestão de mídias sociais e SEO (otimização de sites), gestão de e-Commerce entre diversas outras funções relacionadas ao marketing digital.
A falta de profissionais capacitados para atuar nestes segmentos tem
causado dificuldades para muitas empresas que estão iniciando suas
estratégias na web, e também impedido o crescimento de outras que já
atuam com marketing digital, mas não conseguem contratar colaboradores
para desenvolver suas ações de marketing digital.
Outro problema para as empresas e ótima notícia para quem atua na
área são os salários neste setor. Segundo a edição 24 da pesquisa
WebShoppers (realizado pelo conceituado instituto e-Bit Empresa que
reune mais de 2.000 lojas virtuais no Brasil), profissionais
qualificados chegam a receber salários acima de R$ 12 mil e já somam 8%
deste mercado, sendo que 67% dos profissionais do setor recebem mais de
R$ 3 mil reais por mês. (veja gráfico abaixo).
Para fazer o download da pesquisa WebShoppers, acesse: http://goo.gl/85Xdp
É válido lembrar que os valores podem variar de acordo com a região
do país e com a função exercida. Geralmente em capitais e grandes
centros se encontram as melhores oportunidades
e os maiores salários, e grande parte dos profissionais bem sucedidos
neste setor não atuam como funcionários, mas sim como prestadores de
serviços ou fazendo consultoria de marketing digital.
O inflacionamento dos salários neste setor é um reflexo direto da
demanda alta de vagas em contraste com a escassez de profissionais
qualificados no mercado. Justamente devido a alta demanda por
profissionais, a garantia de contratação também não existe. Muitas
empresas acabam ficando com vagas abertas durante muito tempo, pois não
encontram profissionais com o perfil de qualificação desejado. O
resultado é que muitos empreendedores, acabam decidindo desenvolver suas
próprias ações de Web Marketing, ou optam por capacitar internamente funcionários de outros setores da empresa para atuarem com marketing digital.
via: gestordemarketing
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