O Brasil está de olho no YouTube
Todo mundo conhece o YouTube, muita gente já sabe que ele é o 4º site
mais visitado da internet, e alguns já foram informados de que o Brasil
é o maior consumidor de vídeos online do planeta. Mas então, por que
quando se fala em estratégias digitais por aqui, poucos citam o YouTube?
Muitas marcas brasileiras são exemplo de como manter uma ótima fan page no Facebook, ou como atrair milhares de seguidores no Twitter, mas parece que o interesse em investir no YouTube ainda está adormecido.
O vídeo abaixo, feito pelo próprio Google, dono do YouTube, mostra como a rede social cresceu no Brasil e o que essa audiência representa.
Há um investimento altíssimo em mídias pagas e publicidade no
YouTube, porém esse tipo de propaganda, que acaba obrigando o usuário a
assistir alguns segundos para só depois conseguir ver o vídeo escolhido,
não gera tanto engajamento. No Facebook ou Twitter, as marcas investem em engajar os fãs e seguidores, criando conteúdo criativo e original, porém isso não é visto na rede social de vídeos mais acessada do mundo.
Produzir conteúdo de alta qualidade em vídeo não custa barato, porém o
investimento em publicidade também tem altos custos, por que não
dividir o budget e começar a explorar formas mais estratégica de
conquistar os usuários, como com um brandchannel, ou canal no YouTube. O
retorno em audiência no YouTube pode ser equivalente ou até maior do
que canais de TV, revistas e jornais.
Profissionalismo é essencial para começar a pensar em criar um
brandchannel. Vídeos amadores normalmente são motivos de piada na rede, e
vídeos interessantes acabam se tornando virais, sendo compartilhados
por milhares de usuários. Não faltam bons exemplos nos grandes
brandchannels, como o da L’Oreal USA, que investiu na produção de vídeos
com tutoriais de maquiagem, fizeram muito sucesso e seus representantes foram palestrar no Festival de Cannes.
Além disso, o YouTube é uma rede social que apresenta ferramentas bastante interessantes que incentivam o engajamento dos seguidores dos canais. Recentemente, o Google
lançou o YouTube Original Channels, que investe em produção de conteúdo
de altíssima qualidade e divide receitas de publicidade com os donos
dos canais selecionados. Ao que tudo indica, há uma forte tendência para
que as pessoas passem a assistir os vídeos do YouTube nas Smart TVs ou
na Apple TV.
Portanto, se ainda não o fez, passe a considerar o investimento no YouTube. Conhecendo melhor a rede social, todas as suas ferramentas e possibilidades é possível chegar a um número de fãs e engajamento até maior do que no Facebook ou no Twitter.
via: scoremedia
0 comentários: